Sobre a FENASE

Conheça mais o nosso projeto

Nossa história

A Fundação Evangélica de Assistência Social - FENASE nasceu em 1998 através da iniciativa de alguns membros da antiga Igreja El-Shadai para realizar um trabalho de evangelização e apoio social com crianças em situação de rua na região Oceânica de Niterói, RJ.

A FENASE foi registrada em 03-08-1998 no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas sob o Nº 02835722/0001-91 e no Cartório do 5º Ofício de Niterói em 24-11-99 no Livro 507 Fls 147/161 autorizada a funcionar pela Promotoria de Justiça de Fundações do Ministério Público do Rio de Janeiro como uma fundação privada de Assistência Social, sem fins econômicos.

Em 2000, a FENASE fez sua primeira reforma estatutária com a saída da Igreja El-Shadai, mantendo a mesma missão e o mesmo nome da instituição, sem nenhuma outra ligação com igrejas ou denominações religiosas.

Desde então, o PROJETO VIVER promoveu atividades de proteção social básica de Assistência Social para famílias, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social e foi mantido por um clube de padrinhos com pessoas físicas e jurídicas; mas também por recursos públicos estaduais através de convênio firmado em concurso de edital com a Fundação para a Infância e Adolescência – FIA, durante 05 anos. A FENASE também estabeleceu convênios com a Prefeitura Municipal de Niterói de 2005 até 2010.

Em 2004, a FENASE recebeu a doação de uma sede própria na mesma região, ampliou suas instalações, construiu uma cozinha industrial, banheiros, refeitório e uma quadra poliesportiva, sempre buscando doações de cidadãos e empresas interessados na construção e fortalecimento de equipamentos sociais em Niterói.

A FENASE trabalha em rede com outras instituições no estado do Rio de Janeiro integrando o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e foi eleita para ser uma das entidades representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro – CEDCA por duas gestões seguidas, de 2003 até 2007.

Em Niterói, a FENASE foi eleita através do Fórum Popular Permanente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Niterói – Fórum DCA Niterói, como uma representação da sociedade civil no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e foi reeleita na gestão até janeiro de 2014. A FENASE também teve assento no Conselho Municipal de Assistência Social na gestão 2014-2016 e tem buscado através do PROJETO VIVER e seus eixos de atuação com crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades, em suas edições anuais, promover atividades para a ampliação de horizontes culturais e ecológicos, inserindo e fortalecendo valores cristãos da paz e preservação da vida, integrando-se à rede municipal de serviços socioeducativos fortalecendo o protagonismo infanto-juvenil, a convivência familiar e comunitária contrapondo ao universo de violência, exclusão social e ambiental para famílias na região Oceânica e municípios adjacentes de Niterói.

Ao final do ano de 2014 foi outorgado à FENASE o título CEBAS - Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social concedido pelo Ministério de Desenvolvimento Social com validade até 2017 e revalidado até 2022.